VIOLETTA VALERY: Alicia Cupani
ALFREDO GERMONT:
Thompson Magalhães
GIORGIO GERMONT: Schäfer
Júnior
ANNINA / FLORA: Barbara
Biscaro
CURRÍCULOS
ALICIA CUPANI
- Soprano / Coordenação Geral
Mestre em Música pela
Universidade Estadual Paulista (Unesp/ 2006), Especialista em Educação Musical
(EMBAP/ 2001) e Licenciada em Música (UDESC/ 1999). Desde 2008 é professora
titular de Canto na Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o
Programa de Extensão VivaVoz, que promove diversas ações para a difusão do
ensino e performance do canto.
Paralelo as atividades
docentes, dedica-se a carreira artística como soprano, atuando como solista em
diversos concertos (Messias, Missa da Coroação, Exultate Jubilate, Magnificat,
entre outros), óperas (A Flauta Mágica, O Empresário, La Serva Padrona, Elisir
do Amor, entre outras), e música de câmara. Iniciou seus estudos de canto
com Rute Gebler, e aperfeiçoou-se em canto lírico com Neyde Thomas (Escola de
Música e Belas Artes do Paraná – Curitiba), e Liborio Simonella (Buenos Aires,
Argentina). Integrou diversos grupos incluindo o Coro Sinfônico de Paris,
França (1994-95).
Participou como solista
da montagem de musicais catarinenses, como o "Auto da Estrela Guia",
e "Imaginária Ilha Catarina", encenado também em Lisboa, a convite da
Expo 98. Em 2005, foi convidada para atuar no papel principal do curta metragem
"Um rei chamado Henrique" (RBS/TV) - a cantora lírica Gabriela
Besanzoni - gravando também a trilha sonora.
Em 2009, recebeu o
Prêmio Franklin Cascaes de Cultura, pelo recital "Imagens de
Ópera", espetáculo lírico com concepção e texto de sua autoria, com
diversas apresentações incluindo a Turnée Estadual a convite do SESC, em 2012.
A criação de
oportunidades e espaços de aprendizado, a interdisciplinaridade e a renovação
de linguagens, aliados à busca de qualidade pedagógica e artística, são temas
que se entrelaçam em seus projetos.
THOMPSON
MAGALHÃES - Tenor

Graduado em música pela
UFMT, iniciou seus estudos de música ao piano, e no meio vocal com o Coral
Universitário da UFMT, sob a regência do Maestro Vilson Gavaldão de Oliveira
(URGS). Atuou em vários corais desempenhando as funções de coralista,
preparador vocal, ensaiador de naipes, regente assistente, além de direção e
produção de espetáculos.
Estudou técnica vocal
com Noeme Busto Gama (MT), Gisa Volkmann (RS), Ângela Barra (GO) e Helen Luce
Campos (MT), além de participações em cursos e festivais de música. Atuou como
solista (tenor) do Coral Universitário em vários concertos, e também com a
Orquestra Sinfônica da UFMT – Misa Criolla (Ariel Ramirez), Fantasia
Coral (Beethoven), Sanctuary of the Heart (Albert Ketèlbey).
No Estado de Santa
Catarina, participou de vários eventos musicais com Elisabeth Cantelli
(BelloCanto), Projeto VivaVoz da UDESC (O Fantasma da Ópera), com
Rogério Guilherme de Oliveira (Recortes da Broadway), Prática de
Ópera/Camerata Florianópolis em ‘Cendrillon’ sob direção e
coordenação de Cláudia Ondrusek e Carla Domigues,além dos Recitais da Série
Domínio Público da soprano Cláudia Todorov com quem desenvolve repertório
operístico e acompanhamento técnico.
Atualmente se prepara
para interpretar Alfredo da ópera “La Traviata” de G.
Verdi, ao lado da soprano Alicia Cupani (Violeta) e do barítono Schaefer
Jr. (Germont), montagem e produção do Projeto VivaVoz da UDESC sob
direção de Sulanger Bavaresco e Bárbara Biscaro.
SCHÄFFER
JÚNIOR - Barítono

Figura
entre os mais expressivos valores da arte vocal catarinense. Estudou teoria
musical e regência com Hélio Teixeira da Rosa. Iniciou estudo de piano com a
professora Leila Mendança Peagel, tendo continuado com a pianista Marília
Cardoso Green.
Aperfeiçoou-se
em canto com os professores Terezinha Simas Aguiar e Rute Gebler
(Florianópolis), Marília Siegl (São Paulo), Alexandre Trik (Rio de Janeiro),
Lucia Passos (Porto Alegre) e Neyde Thomas e Rio Novelo (Curitiba).
Participou
dos espetáculos Vozes da Primavera (Estúdio Vozes, 1993-1998), interpretou
Conde Danilo (Die Lustige Witwe, Franz Lehár), Papageno (Die Zauberflöte,
Wolfgang Amadeus Mozart). Em 2000, a convite da Pró-Música de Florianópolis
estreou na ópera La Traviata e em 2002 Madame Butterfly. Desde 1998 a convite
do maestro José Nilo Valle tem realizado concertos com a OSSCA (Orquestra Sinfônica
de Santa Catarina) na capital e por mais de 160 minicípios somando mais de 200
concertos com solista.
Participou
como solista do Polyphonia Khoros em turnê estadual. Foi Presidente do clube da
Ópera de Florianópolis. Obteve reconhecimento da importante revista espanhola
(Opera Actual de Barcelona) por suas brilhantes performances em Ópera.
BARBARA BISCARO -
Soprano / Direção Cênica

Graduada
em Artes Cênicas pela UDESC e doutoranda em teatro no Programa de Pós Graduação
em Teatro da mesma universidade. Cantora e atriz, também é preparadora corporal
e vocal de atores e cantores e ministra continuamente oficinas em diversas
cidade de Santa Catarina, trabalhando com grupos teatrais e estudantes de
teatro e música. Foi integrante da Andras Cia. De Dança-Teatro, com direção
artística de Milton de Andrade, participando de espetáculos da companhia como
Quixote (2005) e Butterfly (2006).
Desde
2006 faz continuamente intercâmbios com artistas e grupos teatrais da Itália
com o objetivo de aprimorar sua formação, ministrando oficinas sobre sua
pesquisa teatral na cidade de Imola, junto ao T.I.L.T. - Trasgressivo Imola
Laboratorio Teatrale. Realiza continuamente oficinas para aprimoramento de sua
formação, com artistas como Sabine Uitz (Itália), Luis Louis (Brasil), Helen
Chadwick (Inglaterra), Lucas Espinoza (Bolívia), Denise Namura (França/Brasil),
entre outros. Atualmente estuda canto com a soprano Samira Hassan, tendo feito
aulas sistematicamente desde 1999 com cantoras como Elaine Boniolo e Claudineia
Crascêncio.
Juntamente
com outras artistas de Florianópolis, é criadora e organizadora do projeto
Vértice Brasil, um encontro e festival teatral que já teve edições em 2008,
2010 e 2012 ligado à rede internacional de mulheres de teatro The Magdalena
Project. Trabalha em parceria com a Cia. Experimentus Teatrais, de Itajaí/SC,
tendo dirigido o espetáculo solo Luisa (2010) com a atriz Sandra Knoll.
Seus
espetáculos solos, que pesquisam a palavra cantada e o movimento em cena são
Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar (2006) e A
Menina Boba (2010/2012), este tendo sido apresentado em diversas cidades
da Itália e também no País de Gales como espetáculo convidado da Aberystwyth
University. No ano de 2012, em parceria com o projeto VivaVoz, da professora
Alícia Cupani, realizou a direção cênica de uma adaptação do musical O Fantasma
da Ópera.